© 2019 por Ivan Ibrahim. 

 

32 3422 2252   |   ivan.ibrahim@hotmail.com

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Black Round
Please reload

Posts Recentes

Uma nova maneira de compartilhar - o que o arquiteto faz?

January 12, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Uma nova maneira de compartilhar - o que o arquiteto faz?

January 12, 2017

Há dois anos me formava em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e me via em uma situação comum entre a maioria dos colegas de profissão nessa etapa. O que fazer em seguida? Em meio a incerteza e a pressão do "faz logo" dei início ao meu próprio escritório. Hoje dou início a mais um projeto, um blog onde espero compartilhar histórias, dicas e o dia a dia de um arquiteto. Meu nome é Ivan Ibrahim e será um prazer compartilhar conteúdo com vocês.

 

Nesta primeira postagem falaremos sobre essa profissão que sou apaixonado. Você sabe qual o trabalho do arquiteto, o que ele faz em um dia de trabalho ou quais áreas pode atuar? Calma que eu te conto.

 

Basicamente, o arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. Ele quem planeja as construções, organiza os espaços e encontra soluções para atender às necessidades de quem irá utilizar aquele espaço ou construção.

 

 

Levando para o dia-a-dia da profissão, temos uma parte onde o trabalho é feito dentro do escritório (projetando e reunindo-se com clientes) e uma outra parte fora do escritório (visitando lojas de material de construção, fazendo medições e acompanhando aquilo que foi projetado e está sendo executado). Essa rotina pode variar de acordo com o nicho que cada arquiteto atua. 

 

Falando nisso, o arquiteto (e urbanista) pode trabalhar em diversas áreas, respira fundo que a lista é longa: arquitetura residencial, comercial, corporativa, interiores, lazer, da cultura, da telecomunicação, do turismo, do transporte, educacional, esportiva, habitacional, hospitalar, industrial e institucional; urbanismo; paisagismo; luminotécnica (projetos de iluminação); preservação do patrimônio (projetos de restauro, por exemplo) fora tantos outros campos ligados à pesquisa, como tecnologia da construção e etc.

 

E quando eu preciso de um arquiteto?

 

O arquiteto faz os mais variados serviços. Você certamente precisará de um arquiteto quando estiver pensando em construir ou reformar, por exemplo. O arquiteto pode fazer o projeto completo da sua empresa, trabalhar com o interior da sua casa ou só te auxiliar na compra de materiais para a sua loja. O ideal é nunca deixar isso para depois, contrate um arquiteto assim que a ideia de construir surgir. Um erro comum é pensar que estes profissionais só deixam a obra mais cara. Os arquitetos elaboram e trabalham com orçamentos, assegurando sempre a melhor relação possível entre as pretensões do cliente e o preço/qualidade.

 

 

Certa vez li um texto do Walter Barroso sobre "por que contratar um arquiteto" e acho que não tem forma melhor de encerrar essa postagem, senão citando uma parte:

 

"Por fim, o arquiteto serve para trazer qualidade de vida. Ele tenta fazer um ambiente pensando na qualidade da construção e na quantidade de pessoas que ele vai conseguir deixar felizes e confortáveis."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square